8 de ago. de 2011

Países da África que fala a linguá portuguêsa


Os cinco países na África que têm o português como a língua oficial são chamados de lusófonos. E, apesar da incorporação de vocábulos nativos, de certas particularidades de sintaxe, pronúncia e grafia, a língua portuguesa mantém uma unidade.


 Angola é um país da Costa Ocidental da África. Sendo que 60% dos moradores falam o português como língua materna. Cerca de 40% da população fala dialetos crioulos como o bacongo, o quimbundo, o ovibundo e o chacue.



São Tomé e Príncipe é um estado insulto localizado no Golfo da Guiné, composto por duas ilhas principais ( São Tomé e Ilha do Príncipe) e várias ilhotas, num total de 964 km², com cerca de 160 mil habitantes. Nas ilhas de 95% dos habitantes falam a língua portuguesa. A minoria utiliza dialetos locais, como o forro e o moncó, além de línguas de Angola. 


Moçambique é um país na costa oriental da África Austral.  Sendo que 40% da população tem o português como língua oficial. Outros habitantes usam línguas locais, principalmente as do grupo banto.



A Guiné-Bissau, oficialmente República da Guiné-Bissau, é um país da costa ocidental de África que se estende desde o Cabo Roxo até à Ponta Cagete.  Sendo que 86% da população fala o dialeto crioulo, semelhante ao de Cabo Verde, ou dialetos africanos, enquanto apenas 14% utiliza o português.


Cabo Verde é um país insular africano, arquipélago de origem vulcânica, constituído por dez ilhas. Está localizado no Oceano Atlântico, a 640 km a oeste de Dacar, Senegal. Quase todos os habitantes falam o português e um dialeto crioulo, que mescla o português arcaico a línguas africanas. Há duas variedades desse dialeto, a de Barlavento e a de Sotavento.
Eu convido a cada uma destas nações que falam a língua portuguesa a está presente em Luanda - Angola, com os ministros que estão sustentando a mensagem que tem percusado a Segunda Vinda de Cristo o ministério do Filho do Homem velado no Profeta.



Tabernáculo Pedra de Cume
Rua: Dos Motilados, Obs: Próximo do retorno (retunda) da Gamec - Bairro Gamec- Luanda - Angola
Cultos : Quarta 15:30hs Sexta 15:30hs e aos Domingos as 09:00hs da manhã horário de Luanda
Pastor Aniceto F.F email : pastoranicet@yaroo.fr
Pastor Domingos Vata email: bro_mingo@yahoo.com.br

ou

Assista transmissão ao vivo do culto aqui no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário