1 de nov. de 2010

As Três Manifestações de Um Único Deus

              
Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.
Amarás, pois o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder. Deuteronômio 6:4-5

Para todo hebreu ortodoxo, o Senhor é UM, porque esse é o testemunho da Palavra em todo Antigo Testamento. "Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor"; portanto, ninguém poderá fazer com que um verdadeiro israelita creia que Deus está dividido em duas ou três personalidades. Assim também deveria ser com cada cristão que confessa crer na Palavra do Senhor; porque Deus não muda."Porque eu, o Senhor, não mudo" (Malaquias 3:6). Porém lamentavelmente, o mundo cristão tem dividido em três partes ao Deus único; tem feito das manifestações de Deus, três personalidades distintas, e argumentam que estas três pessoas formam um só Deus. Isto não tem uma explicação sensata e fica fora de uma inteligência concebível, porque se são três pessoas diferentes, ainda que sendo de uma idêntica substância, são três deuses; de outra maneira a linguagem teria perdido o seu significado; porém a Escritura prova totalmente o contrário deste ensinamento que por vários séculos se tem infiltrado no cristianismo; o qual, como muitos outros, o mundo o tem como verdadeiro. Agora, uma doutrina não é verdadeira porque tenha muito tempo, nem porque a maioria a professe, senão porque seja parte da Palavra de Deus; por essa razão temos que ir à Palavra para encontrar a verdade.
“E o nascimento de Jesus foi assim: estando Maria sua mãe desposada com José, antes que se ajuntassem, se achou ter concebido do Espírito Santo”. Mateus 1:18.
 Aqui diz claramente que Maria se achou ter concebido do Espírito Santo, de modo que o Espírito Santo foi quem gerou a Jesus. Agora, Jesus chamou a Deus seu Pai, porém como o mundo religioso dá uma personalidade ao Pai e outra ao Espírito Santo, então a quem dos dois chamava Ele seu Pai? Acaso tinha Jesus dois pais: um a quem Ele chamava Pai e outro aquele que o gerou? Vê você o enredo que fazem os religiosos ao personificar as manifestações de Deus? Porque para os que creem que Deus o Pai é uma pessoa e o Espírito Santo outra, Jesus teve dois pais? Aquele a quem Ele chamava Pai e ao Espírito Santo quem o gerou. Isto é inconcebível, pois assim fica entendido ao dizer que o Pai é uma pessoa distinta do Espírito Santo.

Sem dúvida pelas Sagradas Escrituras vemos que o Pai, é o MESMO Espírito Santo, porque Deus é Espírito. Então há uma perfeita harmonia na Palavra: Jesus chamou Pai àquele que o gerou; de outro modo, teria tido dois pais. Agora Jesus disse: '' Eu e o Pai somos um “. (João 10:30). Também disse: “quem me vê a mim vê o Pai” (João 14:9). De modo que Jesus e o Pai são também UM e a MESMA PESSOA. Então PAI, FILHO e ESPÍRITO SANTO são a MESMA personalidade.
“Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo, e estes três são UM. I João 5:7.
 A revelação da Escritura nos mostra UM DEUS, uma só personalidade com diferentes manifestações. O Todo poderoso, o que é, que Era e que há de vir, Alfa e Omega, Princípio e fim, é UM e a MESMA pessoa. Jesus disse: “O Pai que está em mim, ele faz as obras”. (João 14:10). Também diz a Escritura: “Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados, e pôs em nós a palavra de reconciliação”. (II Cor. 5:19). Agora, qual Deus estava em Cristo? Pois havendo UM SÓ Deus, temos que crer que ESSE era quem estava em Cristo. Não se pode dar outra personalidade a Deus pelo fato de haver adquirido humanidade. Isto na verdade é um mistério, porém não dá base para converter a Deus em várias pessoas. “E sem dúvida alguma grande é o mistério da piedade: Aquele que se manifestou em carne, foi justificado em espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, e recebido acima na glória. (I Timóteo 3:16)”. Este é o grande mistério que envolve a Deus como uma pessoa com distintas manifestações, porque Deus tem diferentes ofícios, e através deles Ele toma a posição que se propõe para cumprir seus desígnios. Jesus é Deus manifestado em carne. Isto não o faz outro Deus, nem outra personalidade. É o único e Todo Poderoso Deus habitando em um tabernáculo de carne. Como também o ensina João: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós”. (João 1:1 e 14).

Ademais, está escrito: “E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo”; (Hebreus 2:14). É uma efemeridade querer converter a Deus em várias pessoas, sendo que o mesmo Senhor Jesus Cristo disse: “Eu e o Pai somos um”. O Pai que está em mim, ele faz as obras”. “O que vê a mim, vê o Pai”. Tudo isto é o mesmo que dizer: “DEUS ESTAVA EM CRISTO’.

Em Deus não há mais que uma SÓ PERSONALIDADE com diferentes manifestações segundo seus propósitos. Deus como Espírito não pode morrer, porém tendo que efetuar a Redenção do seu povo, teve que tomar humanidade para poder morrer por nós. Jesus Cristo homem, o Tabernáculo de Deus, morreu como morre nosso corpo, o tabernáculo no qual vivemos; porém Seu Espírito saiu e voltou a Deus. “Saí do Pai, e vim ao mundo; outra vez deixo o mundo, e vou para o Pai” (João 16:28).

Entendemos que isto é um mistério porque a mesma Escritura o diz: “E sem dúvida alguma grande é o mistério da piedade: Aquele que se manifestou em carne... “Sendo um mistério, só por revelação divina podemos entendê-lo. “Ninguém conhece o Pai; senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. (Mateus 11:27).

Tratar de conhecer a Deus pelo arrazoamento humano ou pelas interpretações e tradições dos homens, fariam do único Deus, duas ou três pessoas; porém pela revelação divina, Deus é UM com diferentes manifestações.

Ao único Deus (Rom. 16:27), o verdadeiro Deus e a vida eterna (I João 5:20), o grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo (Tito 2:13), o Deus Todo-poderoso (Apocalipse 1:8), o Deus Criador (Colos. 1:16-17), para os apóstolos era UM e a MESMA PESSOA.

O Novo testamento não ensina que Pai, Filho e Espírito Santo tenham personalidades separadas. Ali não encontramos nada quanto a primeira, segunda e terceira pessoa. Para os apóstolos não existiam três deuses, senão UM; sem dúvida, hoje a maioria dos chamados cristãos creem em UM Deus trino ainda que isto seja antibíblico, porque a palavra trindade nem sequer se acha na Bíblia; pois é uma invenção humana introduzida no cristianismo, uma doutrina sem apoio escriturístico. Os apóstolos não criam numa multiplicidade de pessoas em Deus, antes ensinaram que Deus é UM, manifestado como Pai, como Filho e como Espírito Santo. Três ofícios da Divindade em sua relação com o homem. Deus se manifestou como Filho, porém essa manifestação não o fez outro Deus diferente, senão o mesmo Deus da glória; o Eterno e Todo-poderoso manifestado em Cristo. “Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo” (II Coríntios 5:19). Ele se tornou humano para poder morrer e reconciliar-nos consigo mesmo, porém essa encarnação não o fez outra pessoa diferente; Ele seguiu sendo o único e um só Deus. Jesus na terra foi o Profeta, o Cordeiro e o Filho; sem dúvida isto não o converteu em três pessoas; foram somente três manifestações ou ofícios da mesma pessoa.

Eis aqui um exemplo sensível da vida humana que pode ajudar-nos a entender esta verdade: Todo homem casado e com filhos representa três ofícios diante da sociedade e da família. Este homem por causa de seus filhos é um pai, e nesta relação se apresentaria em qualquer ato humano ou social em caso de ter que atuar com respeito a seus filhos. Este pai ao mesmo tempo é filho em relação com seu progenitor; e se tivesse que comparecer diante de um tribunal com respeito a seu pai,teria que fazê-lo na condição de filho.

De modo que este homem é tanto pai como filho; sem dúvida isto não o faz duas pessoas, senão a MESMA pessoa exercendo dois ofícios diferentes. Este mesmo homem que é pai e ao mesmo tempo filho, porquanto é casado, é também esposo; e ao relacionar-se com sua esposa, toma uma posição diferente à de filho e também à de pai. Encontramos este homem exercendo diante da sociedade três ofícios ou manifestações completamente diferentes: Pai, filho e esposo. Seria muito insensato quem afirma se que por este fato se trate de três homens diferentes ou um homem dividido em três pessoas; porque ao ser avô haveria que acrescentar uma quarta personalidade, e isto é ridículo sob todo ponto de vista. Este homem é UM com diferentes ofícios ou manifestações; Diante de seu filho é um pai, e ante seu pai é um filho, e ante sua esposa é um esposo; porém é UMA SÓ pessoa. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis .(Rom. 1:20).

Deus é UM, porém tem tomado diferentes ofícios em sua relação com o homem. Quando se manifestou como Filho era ao mesmo tempo Pai e Espírito, por esta razão disse a Filipe: “Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês tu que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras”. (João 14:9-10). “Eu e o Pai somos UM” (João 10:30). Não duas nem três pessoas, senão UMA. “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade, Príncipe da Paz” (Isaías 9:6). Este menino que foi Jesus, o Filho que nos foi dado, segundo esta Escritura, é ao mesmo tempo o Deus forte e Pai eterno. Isto é um verdadeiro mistério. “Grande é o mistério da piedade: Aquele que se manifestou em carne” (I Timóteo 3:16). É dizer, o Deus forte, Pai eterno tomou a forma de um menino que cresceu como os homens para operar a Redenção do povo.
“E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. Tudo isto aconteceu para que cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz: Eis que a virgem conceberá e dará a luz um filho, e chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, que traduzido é: Deus conosco” Mateus 1:21-23
 Essa manifestação foi simplesmente “Deus conosco”. Isso é tudo o que declara a palavra, e não se deve dizer mais do que isto, porque seria aumentar a Palavra; e está escrito: “Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso” (Provérbios 30:6). Não devemos argumentar coisas que Deus não diz em sua Palavra; ainda que se há algo que não entendamos, devemos repeti-lo tal como Ele o tem dito.

Este Deus forte, Pai eterno, Jeová do Antigo Testamento, nasceu e cresceu como um menino. Este é Jesus, cujo nome significa Jeová Salvador. É o mesmo Pai eterno que tomou humanidade e se manifestou em carne para redimir a seu povo: “E visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte” (Hebreus 2:14). A encarnação de Deus Criador, o converteu no Deus Salvador; de modo que o Criador do Antigo Testamento é o mesmo Salvador do Novo Testamento. “E não há outro Deus senão eu; Deus justo e Salvador não há fora de mim. Olhai para mim, e sereis salvos, vós todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro”. (Isaías 45:21-22). Não há dois salvadores, senão UM. “Pois na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é CRISTO, o Senhor”.(Lucas 2:11). Jeová Salvador no Antigo Testamento é o mesmo Jesus Salvador no Novo. UM e a MESMA PESSOA.

Veja (Isaías 43:10-11). O Deus do Antigo Testamento prometeu estar presente e vir ELE MESMO para salvar ao seu povo; isto é exatamente o que Ele fez. Ele mesmo veio e consumou sua obra. Ali manifestado como o Criador, aqui manifestado como o Salvador, e agora no meio de seu povo manifestado como o consolador; porém não são três pessoas, mas UM e a MESMA PESSOA.. Este é o testemunho de toda a Escritura. Assim creram os profetas e apóstolos.

Então de onde veio esta crença que acrescenta a Deus três pessoas distintas? Isto veio depois da idade apostólica (como falado anteriormente na Unidade 1 parte), e foi introduzido astutamente no Concílio de Nicéia no ano 325 a.D. A chamada trindade, que nem sequer aparece na Bíblia, teve sua origem no culto pagão. Os romanos adoravam a muitos deuses e também oravam a seus antepassados como mediadores e intercessores.

Então a nova religião lhes deu a oportunidade de mudar os nomes de seus velhos deuses pelo nome novos; e em vez de Júpiter, Vênus, Marte etc. Tiveram a Pedro, PAULO, Fátima, Cristóvão, etc. Eles não podiam fazer que sua religião pagã permanecesse com um só Deus, portanto o dividiram em três, dando-lhe personalidades separadas para as manifestações de Deus e logo fizeram dos santos seus intercessores.

Desde então a verdade de UMA SÓ pessoa em Deus, a escureceram. Hoje os encontramos confessando que Deus é UM, porque assim o afirma a Escritura, mas ao mesmo tempo ensinando a doutrina da trindade, teoria que converte a Deus em três pessoas. Esta doutrina é uma tradição pagã introduzida ao Cristianismo.

As Sagradas Escrituras ensinam que Deus é UM, porém a tradição assegura que é trino; de modo que existe um conflito entre as Escrituras e as crenças tradicionais do mundo chamado cristão. Sem dúvida que temos que tomar uma decisão entre estes dois ensinamentos, porque são diametralmente opostos. Este assunto de dividir a Deus em três pessoas distintas e não obstante crer que as três constituem um Deus, é uma coisa irracional. Se são três pessoas e cada uma delas é Deus, logicamente, são três deuses; porque uma pessoa não pode ser ao mesmo tempo três. Uma pessoa pode exercer vários ofícios ao mesmo tempo, porém jamais poderá converter-se em mais de uma pessoa. Os que sustentam a teoria pagã de dividir a Deus em três pessoas distintas de fato, são politeístas. Essa crença veio do paganismo e se introduziu no cristianismo já pervertido, porque no cristianismo genuíno do Novo Testamento, não existiu tal ensinamento.

Agora, os que sustentam esta doutrina irracional, argumentam que se trata de um mistério, porém a Bíblia não diz nada do mistério da trindade; este termo nem sequer aparece na Bíblia. As Sagradas Escrituras fala-nos do mistério da piedade, Deus manifestado em carne, porém não diz nada da fictícia doutrina da trindade.

“Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o creem e estremecem”.S. Tiago 2:19
Se fazemos bem quando cremos que Deus é UM, então o mal está em crer no contrário, porque isso significaria contrariar a Escritura. Ainda que os demônios crêem e sabem que Deus é UM; porém eles não pregam o que sabem, senão o que pervertem; de modo que esta doutrina da trindade é uma perversão diabólica. O Senhor Jesus Cristo falando com a samaritana, disse: “DEUS É ESPÍRITO”.

Agora que Espírito é Deus? Indiscutivelmente Ele é o Espírito Santo porque a Escritura o diz: “Um Espírito” (Efésios 4:4), e não há dois Espírito Santo, É um só Deus, um só Espírito, um só Senhor; Não são três, senão UM.

A Escritura diz: “mas quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará. Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade”. (II Coríntios 3:16-17).

As sagradas Escrituras não se contradizem porque foram inspiradas pelo Espírito Santo. Elas ensinam claramente que nosso Deus é UM. Um Deus com diferentes manifestações; de modo que o Filho é Deus com todos seus atributos. Por essa razão João disse: “E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.” (João 5:20). Desta maneira fica demonstrado que Deus veio manifestado como Filho para revelar-se a si mesmo como o Deus verdadeiro; por conseguinte, JESUS CRISTO é Deus mesmo manifestado em carne"Jesus Cristo é o mesmo ontem e hoje, e eternamente". (Hebreus 13:8). Amém.

                             JESUS CRISTO É O JEOVA DO VELHO TESTAMENTO

AS ESCRITURAS AFIRMAM:
- Jeová - "Quem é o Rei da Glória? O Senhor dos Exércitos; Ele é o rei da Glória". Salmo 24:10
- Jesus - Porque se conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da Glória. I Cor. 2:8.
- Jeová - "Assim diz o Senhor. . . Eu sou o Primeiro e o Último e fora de mim não há Deus." Isaias
44:6
- Jesus - "Quando o ví caí a seus pés como morto, e Ele pôs sobre mim a sua destra dizendo-me: Eu sou o Primeiro e o último”.Apoc. 1:17.
- "Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o Primeiro e o Derradeiro" - Apoc 22:13.
- Jeová - "Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus". Êxodo 20:10.
- Jesus - "Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor" Mateus 12:8.
- Jeová - "E disse Deus a Moisés: Eu sou o que sou. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: Eu sou me enviou a vós" Êxodo 3:14.
- Jesus - "Disse-lhe Jesus: em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse Eu sou." João 8:58.
- Jeová - "Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro: e este será o seu nome com que o
nomearão: Senhor justiça nossa" Jer. 23:6.
- Jesus - "Mas vos sois dele em Jesus Cristo, o qual foi feito para nós por Deus sabedoria, justiça,
santificação e redenção." I Cor. 1: 30.
- Jeová - "Então disse-lhe Jesus: Vai-te Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás e só a Ele servirás." Mateus 4:10 "
- Ao Senhor Teu Deus temerás, e a Ele servirás e pelo seu nome jurarás" Deut.6:13.
- Jesus - “E elas chegando abraçaram a seus pés e O” adoraram.” Mateus 28:9” Disse: Creio
Senhor. E O adorou”. João 9:38.
- Jeová - "Amando ao Senhor teu Deus, dando ouvidos à sua voz e te achegando a Ele, pois Ele é a
tua vida, e a longura de teus dias" Deut. 30:20.
- Jesus - "Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens" João 1: 4.
- Jeová - "O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará”.Salmo 23: 1.
- Jesus - "Eu sou o bom pastor, o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas”.João 10:11.
- Jeová - "O Senhor é a minha luz e a minha salvação”.Salmo 27: 1.
- Jesus - "Falou-lhes Jesus dizendo: Eu sou a luz do mundo", João 8:12.
- Jeová - "Vede agora que eu sou, e mais nenhum deus comigo”.Deut. 32:39.
- Jesus - ". . . e negaram a Deus único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo." Judas 4.
- Jeová - "Não terás outros deuses diante de mim". Êxodo 20: 3.
- Jesus - "Tomé respondeu e disse-lhe: Senhor meu e Deus meu”.João 20:28.
- Jeová - "O Senhor tem o seu caminho na tormenta... Ele repreende o mar." Naum 1: 3 – 4.
- Jesus - “Então, levantando-se repreendeu os ventos e” o mar e seguiu-se grande bonança.”.
Mateus 8: 26.
Que:
1 - Deus é invisível - I Tim. 6:16 e I Tim. 1:17
2 - Deus é Espírito - João 4:24
3 - Deus é infinito - Jeremias 23:24
Que:
1 - Jesus Cristo é a revelação de Deus - João 1:18
2 - Jesus é a imagem de Deus - Col. 1:15 e II Cor. 4:4 - 6
3 - Jesus é Deus conosco - Mat. 1:23
Que:
1 - Deus estava em Cristo - II Cor. 5: 19
2 - Deus habita em Cristo - Col. 2: 9
3 - Deus é salvador em Cristo - Judas 25
PORTANTO
• Jesus Cristo é a revelação de Deus. Ele é Deus encarnado. João 1:14
• Quem vê a Jesus vê a Deus; quem conhece a Jesus, conhece a Deus. João 8:19
• Ninguém vê ao Pai senão em Jesus. João 14: 6-10
• Não que alguém visse ao Pai a não ser aquele que é de Deus, este tem visto ao Pai. João 6: 46
" Quem vê a mim vê ao Pai" - João 14:9, pois "Eu e o Pai somos um". João 10:30
FOI POR ESSA RAZÃO QUE:
• Tomé exclamou: "Senhor meu e Deus meu" - João 20:28
• Pedro disse: "Nosso Deus e Salvador Jesus Cristo" - II Pedro 1:1
• E Paulo escreveu: ". . .Cristo. . . Deus eternamente" - Romanos 9:5
· Os apóstolos tendo a revelação (Lucas 24:45, Gálatas 1:12) em cumprimento a Mateus 28:19,
batizaram usando o nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conforme vemos em Atos 2:38; Atos 8:14-16 ; Atos 10: 47-48; Atos 19: 1- 5.


CONCLUÍMOS ENTÃO QUE:
Jesus veio manifestar o Nome de Deus aos homens:
1 - "Manifestei o Teu Nome" - João 17:6
2 - "Eu lhes fiz conhecer o Teu Nome" - João 17:26
3 - "Eu vim em Nome de meu Pai" - João 5:43
4 - ". . .O Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome" João 14:26 ". . .O que nos basta" - João 14:8
                                                       JESUS - SENHOR E CRISTO

A doutrina da "Trindade", inteiramente inescriturística, não é encontrada na era apostólica. A Bíblia não diz nada de uma primeira, segunda e terceira pessoa. Mas sim, que Deus foi manifestado em carne: "E sem dúvida alguma grande é o mistério da piedade: Aquele que se manifestou em carne, foi Justificado em espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, e recebido acima na glória".(I Tim. 3:16) Isso deveria por fim ao assunto. Deus veio em forma humana.
Ele era Senhor e Cristo, porém o tabernáculo de fora que os homens podiam ver foi chamado Jesus. “Esteja absolutamente certa, pois, toda a casa de Israel, que este Jesus que vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo”. Atos 2:36.
Podes ver aí? Senhor Jesus Cristo. Se Jesus é Senhor e Cristo, então Ele (Jesus) é e não pode ser outra coisa menos que "Pai, Filho e Espírito Santo", em uma pessoa manifesta em carne. E não três pessoas, mas um Deus manifesto em três títulos maiores.
Em Apocalipse diz plenamente que Jesus é "O que é", "O que era", e "O que há de vir". Ele é o Alfa e o Omega, o que significa que Ele é o "A até o Z", ou melhor, o Tudo. Ele é o Deus Poderoso. Ele é a Rosa de Saron, o Lírio dos Vales, a Estrela resplandecente da Manhã, a Videira Verdadeira, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Ele é Deus, Deus Todo Poderoso. O único Deus.
Agora esta verdade tem sido tão pervertida, que se necessita de uma revelação para se ver a verdade da Deidade. Busque-a em humildade de coração; você a receberá e então poderá ver Jesus como a imagem expressa de Deus. A Semente da mulher concebida pelo próprio Deus.
Deus criou no ventre de Maria tanto o óvulo quanto o germe sanguíneo, sendo Jesus, portanto, todo de Deus, sem nenhuma mistura humana, e Maria a incubadora humana que Deus usou. O Grande Arquiteto construiu para Si mesmo um Corpo. Ele não teve que pedir emprestado a alguém a nenhuma mulher ou a nenhum homem. Deus construiu para Si mesmo uma Casa (Jesus) e nela habitou em plenitude. Colossenses 2: 9.
Agora, em meio a tanta confusão religiosa, ao se deparar com a Verdade, é muito natural que algumas indagações, surjam na mente daqueles que realmente anseiam pela verdade. E é sabendo disso que nos propomos a lhe ajudar.
Você poderia dizer:
“Entendo agora a relação entre Mateus 28:19 e Atos 2:38, mas como se explicaria então Apocalipse 14:1 onde se lê:” E que em suas testas tinham escrito o nome dele e o de seu  pai?”Observe na Bíblia e veja que Ele nasceu o Cristo, no entanto, qual foi o nome que o anjo anunciou?”. . .e chamará o seu nome JESUS" Mateus 1:21. O anjo não disse que Ele chamaria Jesus Cristo, pois o nome que lhe foi dado aqui entre os homens foi Jesus. Agora, há muitas pessoas hoje no mundo que se chamam "Jesus", porém somente há um nascido o Cristo. Vê você "o nome d'Ele e o de Seu Pai"? Em Mateus 1:18; 1:21 e João 4:24 você conclui que Deus é Espírito e que o Pai de Jesus é o Espírito Santo. E o Pai estava n'Ele. Assim sendo, Ele é o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
Qual é o nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo?
SENHOR (PAI) - JESUS (FILHO) - CRISTO (ESPÍRITO SANTO).
". . .e que em suas testas tinham escrito o nome d'Ele e o de seu Pai". Apoc. 14:1
Nas testas, quer dizer, na mente. A marca da besta também não é um sinal de tinta na testa, mas éuma marca na mente. Leia Ezequiel 9:4, este sinal é o nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo: Senhor Jesus Cristo.
Apesar disso você ainda pode indagar:
“Mas como se explica então S. João 15:26, onde diz:” Mas quando vier o Consolador, que eu daparte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de Verdade que procede do Pai, Ele testificará de mim"?
Pois bem, vamos começar por aqui: Espírito de Verdade.Perguntamos: Espírito é pessoa? A Bíblia diz que não. Em Lucas 24:39, Jesus disse: “Vede as minhas mãos e os”, meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne e nem ossos, como vedes que eu tenho “. Espírito não é pessoa. Agora, para melhor esclarecer, vamos perguntar: Quem é o Pai de Jesus? A própria Bíblia tem resposta para as perguntas bíblicas: "Achou-se ter concebido do Espírito Santo. “Mateus 1:18”. Aquele de quem a mulher concebe, é logicamente o pai da criança. Então, se Maria concebeu do Espírito Santo, conforme Mateus 1:18, está claro que o Pai de Jesus é o Espírito Santo. Mas, que Espírito é esse? É Deus. Em S.João 4:24 Jesus disse: "...porque Deus é Espírito".
O Espírito Santo veio no Pentecostes e se repartiu em cada um para que pudesse cumprir o que disse Jesus: "Naquele dia vós conhecereis que eu estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós". João 14:20. O Deus Todo Poderoso tem vindo como Espírito para encher Sua verdadeira Igreja.
Vê você? Onde estão, pois as três Pessoas? Essa doutrina da Trindade foi elaborada no ano 325 depois de Cristo sob o papa S. Silvestre e confirmada como dogma no ano 381 a.D. pelo papa S. Damaso. Onde a Bíblia cita o nome "Trindade"? Onde? Se isto fosse de Deus estaria em Sua Palavra.
Contudo, alguém ainda poderia dizer: "Bem, mas o próprio Jesus diz:” Meu Pai trabalha até agora e eu também.”S. João 5:17”.
Isto não quer dizer duas pessoas. O Pai (Espírito) estava trabalhando através do Filho (Corpo). O Filho é quem estava fazendo a obra do Pai: "Importa fazer a vontade daquele que me enviou". "Eu e o Paisomos um". Estava ali o Espírito realizando a obra através da carne chamada Jesus. O Espírito Deus em Jesus, “Deus estava em Cristo”, reconciliando o mundo consigo mesmo “. II Cor. 5:19”.No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus e nada do que foi feito foi feito sem Ele.”João 1:1”.
"Mas - dirá você - em São João 14:23 está escrito:" Se alguém me ama guardará a Minha Palavra e o meu Pai o amará e viremos e faremos nele morada".
Não pense em três pessoas, mas em três ofícios. Se você crê que Deus é Onipotente, então crerá também que Ele pode se manifestar em vários modos, várias formas ao mesmo tempo. Então pense em três manifestações: Rei, Sacerdote e Profeta. Como Deus sendo pessoa pode juntar-se a outra pessoa para fazer morada em seu corpo? No caso você tem duas pessoas morando em seu corpo? E a terceira? Aí Jesus está falando Dele e de Seu Pai. O Espírito que faz morada no homem é o Espírito Santo.
"Não sabeis vós que sois templos de Deus e que o Espírito Santo habita em vós?" I Cor. 3:16. Este Espírito exerce os três ofícios sobre o homem: Reina, Intercede, Ilumina, isto é, exorta,edifica e consola. Você não tem três pessoas em seu corpo. "Viremos e faremos nele morada". Será que o Pai deixou o trono? O Filho deixou a intercessão? É o Espírito de Verdade que o mundo não pode conhecer, reinando, intercedendo e consolando. Por isso está no plural. Deus em Seus ofícios. É Deus sobre nós, Deus por nós e Deus em nós. "Um só Deus e Pai, que é sobre todos, por todos e em todos". Efésios 4:6. Será que seria bastante?
"Bom, contudo ainda não posso entender por que Jesus disse em São João 14:16:” Eu rogarei ao Pai e Ele vos dará outro consolador.Não pare a leitura no verso 16, mas prossiga no verso 17: “O Espírito de verdade que o mundo não pode”, receber, porque não vê, nem o conhece, mas vós (se referindo aos apóstolos) o conheceis porque habita convosco". Ele estava ali encarnado em Jesus Cristo, habitando com eles. E o mesmo versículo ainda prossegue dizendo:". . .e estará em vós", quer dizer, em Espírito. Veja ainda o verso 18. “Não vos deixarei órpos, voltarei”, para vós". Isto bastou para Filipe que era discípulo de Jesus. E eu creio que isto também será suficiente para você como o foi para mim.
Em Mateus 13:11 está escrito: “Porque a vós vos é dado a conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles” não lhes é dado". Alguém pode tomar esses versículos e dizer que isto é se referindo aos judeus, mas a Palavra tem o seu exercício em seu dia, no seu determinado dia. Deus está parado com os judeus.
Inconscientemente eles estão aguardando o Evangelho voltar para eles.O que vemos é a Escritura se repetindo. A filha de Herodias, representada pelo sistema denominacional dançando frente ao rei, procurando agradá-lo e tomando conselho com sua mãe, contra o profeta. Deus precisa de homens que queiram sofrer pelo Seu Nome, não pelo nome "Trindade". O que tem Roma de Deus? E, no entanto os protestantes estão unidos com ela através da doutrina da Trindade.
Porém - diria você - ainda me resta uma dúvida, pois Jesus disse: "O Pai é maior do que eu”. De fato, e quem é o Pai? É o Espírito Santo. É o Espírito que ninguém pode ver, senão sua glória, como aconteceu com Estevão. Não negamos o Pai, absolutamente: Só que não podemos ver o Pai como pessoa distinta, mas sim como o Espírito que enche os céus e a terra. Jeremias 23:24.
"Também não entendi ainda porque Paulo falou distintamente:” A graça e a misericórdia de Deus e de Jesus Cristo “Gálatas 1:3”.Olhe para o Pai como Espírito. Como Espírito que não se vê, e então o verás em Jesus Cristo, o Filho Amado, "Quem vê a mim, vê ao Pai”.João 14:9.
Veja o relato que transcrevemos do livro: "O Apóstolo dos Pés Sangrentos" de autoria do reverendo Boanerges Ribeiro, sobre uma experiência de Sadu Sundar Sing. Não é uma teoria, mas uma experiência daquele grande homem que imitou a Cristo em tudo. Sadu disse assim (O Apóstolo dos pés Sangrentos - pág.109):
“Houve um tempo que a doutrina da Trindade me deixava confuso. Pensava em três pessoas assentadas em três” tronos. Mas tudo se esclareceu numa visão... Ali vi Cristo com seu glorioso corpo espiritual, assentado no trono. Onde quer que fosse, sempre O via. Cristo estava sempre no centro - figura que palavras não descrevem. Rosto Brilhante como o sol, mas não ofuscante e amigo que com facilidade eu O contemplava. Sorria sempre com sorriso de afeto glorioso. Quando O Vi pela primeira vez, tive a impressão que entre nós existia uma antiga união; era como se Ele dissesse sem palavras: "Fui eu quem te criou”.
Senti com maior intensidade o que me sobreveio quando contemplei meu pai, após vários anos de separação. O velho afeto voltou; senti que fora dele anteriormente. Quando pela primeira vez entrei no céu olhei em torno e perguntei: mas onde está Deus? E alguém respondeu: como na terra aqui também Deus não é visto, porque é infinito. Mas aqui está Cristo, e Cristo é Deus; é a imagem do Deus invisível e somente n'Ele podemos ver Deus, tanto no céu como na terra".
Além de muito bela, esta visão possui bases bíblicas:
"Assentado no trono” - Apoc 4:2; I Reis 22: 19 Ez. 1:26 e 10:1
“Brilhante como o sol”.Apoc. 1: 14-16
“Fui eu quem te criou" Apoc. 4:11; S. João 1:3.
“Aqui também Deus não é visto" - I Tim. 6:16; Col. 1:15 e I Tim. 1:17
“Porque é infinito" - Jer. 23:24; Salmo 147:5.
“Cristo é Deus" - II Pedro 1: ll; S. João 20:28; Apoc. 21:7 e I João 5: 20
“É a imagem do Deus invisível" - Col. l: 15; II Cor. 4: 4 - 6.
“Somente n’ele podemos ver Deus" - João 14:9. 

Somente em Cristo você pode ver Deus, o Pai.Como falar então em três pessoas distintas? Onde está a confusão? Sabemos perfeitamente que a nuvem que separava Israel dos egípcios, à medida que clareava para Israel, escurecia para os egípcios. O mesmo acontece com esta mensagem: à medida que traz luz para os eleitos de Deus, mais vai escurecendo para os que não são. Por isso se põem a clamar contra a verdadeira mensagem de Deus dizendo: É confusão! É confusão!”  Mas a Bíblia diz:”...Todo aquele que nela crer não será confundido.”Rom. 9: 33”.
Lembre-se que a Bíblia não pode ser de particular interpretação. Ela depende de revelação. Está nela o maná Escondido que alcançamos através da revelação.
Para concluir, lembre-se que o Pai é Senhor, o Filho é Jesus e o Espírito Santo é Cristo. Então se você tem crido nestas verdades, receba no seu batismo o nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, que é Senhor Jesus Cristo (I João 5:20), e numa só fé, num só batismo e num só Senhor vamos aguardar a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo, certos de que nossa redenção se aproxima.

19 comentários:

  1. - Ótimo blog, há coisas que antes não entedia e que consegui entender pelas suas postagens aqui. Muito bom irmão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Não deixe de acompanhar também jovensdotempodofim.blogspot.com.br
      Deus continue te abençoando você e sua familia

      Excluir
  2. Ótimo blog continuem no caminho certo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Deus te abençoe Leornardo

      Excluir
    2. Estava angustiado com essas questões, me dividindo entre a doutrina da trindade romana e o messianismo judáico. Agora entendi melhor este assunto. Que tremendo e maravilhoso mistério! O Deus, único e indivisível, te abençoe pelo trabalho que de maneira nenhuma é vão em Cristo Jesus.

      Excluir
    3. Amém! Graça à Deus, que ainda tem pessoal que examina as escritura, Que Deus continue te abençoando e abrindo o seu entendimento, fique com Deus e até a próxima.

      Excluir
  3. Convido-lhes a ler o Salmo 33:6, o qual parece ser uma chave para esclarecer aquilo que os padrecos trinitarianos definiram como um mistério: "Pela Palavra do Senhor foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo Espírito da sua boca" (Salmos 33:6).
    Tal verso mostra que a PALAVRA de Deus é o ESPÍRITO (sopro, em outras traduções) que saiu da boca de Deus para criar todas as coisas.
    Mas, eu pergunto: que espírito teria saído da boca de Deus, senão o ESPÍRITO SANTO?
    Logo, PALAVRA de Deus e ESPÍRITO SANTO são as mesmíssimas e única pessoa.
    Mais à frente, a Bíblia diz que DEUS é ESPÍRITO (Jo 4:24).
    Mas, eu pergunto: que espírito seria DEUS, senão o ESPÍRITO SANTO?
    Logo, DEUS e o ESPÍRITO SANTO são as mesmíssimas e única pessoa.
    Assim sendo, como nos mostra a Bíblia, a PALAVRA, o ESPÍRITO e DEUS são UM só, ou seja, a mesmíssima e única pessoa.

    ResponderExcluir
  4. Ocorre que, embora digam que conhecem perfeitamente a Deus, os triteístas (trinitarianos) parecem não saber, de fato, o que é ONIPRESENÇA e nem ONIPOTÊNCIA divinas, pois duvidam que Deus tenha poder para estar em dois lugares ao mesmo tempo, não havendo impossível para Ele (Lc 1:37).

    Será que alguém poderia garantir que Deus não tenha tido poder para estar assentado no trono, e, ao mesmo tempo:
    (1) fazer-se homem no ventre de uma mulher (Jo 1:14);
    (2) ser EM TUDO semelhante aos homens (Hb 2:17);
    (3) esvaziar-se da Sua glória (Fp 2:7);
    (4) ausentar-se de si mesmo por 33 anos (Jo 3:13) e constituir-se em duas pessoas distintas (Joao 8:17-18 e Hb 1:3); e
    (5) morrer pelos pecadores (Jo 19:30). INTERROGACAO.

    Portanto, como vimos acima, a Biblia afirma, com relação à ONIPRESENÇA divina, que Deus estava em dois lugares ao mesmo tempo (Jo 3:13). E, com relação à ONIPOTÊNCIA, a Bíblia afirma que, para Deus, não há nada impossível (Lc 1:37).

    Mas, mesmo assim, o homem insiste em não acreditar na Palavra de Deus, indo após teólogos heréticos que formulam teorias pra esconder seus paganismos, como foi o caso da trindade católica.

    ResponderExcluir
  5. Um pergunta bastante comum dos triteístas é a seguinte: "se Jesus é Deus, entao Ele orava para Ele mesmo?".
    A Bíblia diz que Jesus foi gerado pelo Espírito Santo (Mt 1:18,20), de sorte que Maria foi tão somente a gestora (fez a gestação), como uma espécie de barriga de aluguel; até porque, se tivesse havido participação dela na geração, Jesus teria nascido com a semente do pecado (Rm 5:12).
    Assim sendo, ela não é a mãe biológica do Filho de Deus, mas uma mãe adotiva que teve o ventre santificado pela presença do Filho de Deus (somente isso, de forma que ela também precisava cre em Jesus para ser salva).
    Dessa forma, podemos entender que Jesus realmente foi o segundo Adão (1 Co 15:45), gerado em estado de perfeição moral (sem pecado), trazendo (como o primeiro Adão), a imagem e a semelhança de Deus (Hb 1:3), ou seja, como todos os Seus atributos morais, vazio, porém, dos atributos imanentes (onipotencia, onisciencia e onipresença).
    Mas, como Jesus realizava, então,os milagres, prodígios e maravilhas? E como Ele conhecia os acontecimentos futuros, os pensamentos e os sentimentos humanos?
    Porque cumpriu-se n’Ele o que estava profetizado em Is 11:2, Is 42:1 e Is 61:1; ou seja, quando Jesus foi batizado (Mt 3:16 e Lc 3:22), o Espírito Santo (a plenitude da divindade) desceu sobre Ele sem medida (Jo 3:34) e lhe deu todo o poder para realizar os sinais, e para conhecer os mistérios dos corações dos homens, bem como, penetrar nas profundezas de Deus (Jo 8:55).
    Jesus, mesmo, disse, em certa ocasião, que não era Ele próprio quem realizava as obras, mas o Pai que estava n’Ele (Jo 14:10-11). Será que Ele teria mentido?
    Quanto à ausência, em Jesus, dos atributos da onipotência, onisciência e onipresença, a Bíblia no mostra o seguinte:
    1 – Onisciência: “Mas daquele dia ou daquela hora ninguém sabe, nem os anjos no céu, nem o Filho, senão só o Pai” (Marcos 13:32). Será que Ele não falou a verdade e fez de conta que não sabia?
    2 - Onipresença: “Então Jesus lhes disse claramente: Lázaro morreu; e, por vossa causa, folgo de que eu lá não estivesse, para que creiais; mas vamos ter com ele” (João 11:14,15). Será que mais uma vez Ele fez de conta que não estava lá em pessoa?
    3 – Onipotência: “E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra” (Mateus 28:18). Será que Ele era onipotente, mas não tinha todo o poder?
    Assim sendo, por causa da Sua condição humana, Jesus orava ao Pai, pois, como homem, dependia inteiramente de Deus para vencer as tentações, para realizar as obras e para conhecer os segredos dos corações dos homens.
    Outrossim, o recebimento dos pecados da humanidade, em Seu corpo, e a morte de Jesus Cristo são duas das maiores provas da completa ausência dos atributos divinos em Seu ser, pois, se a Palavra de Deus tivesse mantido Sua divindade, quando se fez carne, tanto o recebimento dos pecados como a morte jamais poderiam ter acontecido, uma vez que Deus não pode conviver com o pecado (Sm 5:4-5) e é imortal (1 Tm 6:16).
    Em contrapartida, como um ser humano normal, que recebeu a plenitude do Espírito Santo, Jesus pôde receber o pecado de toda a humanidade e morrer no momento em que o Espírito Santo afastou-se d'Ele, fazendo-O clamar: "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?"(Mt 27:46).
    Por isso, devemos dar toda a honra, toda a glória e todo o louvor àquele que verdadeiramente se fez homem, habitou entre nós, sofreu todas as tentações, suportou as injúrias, morreu de morte maldita, e, na carne, venceu o inferno e a morte, tendo subido aos céus, triunfante e glorioso, e se "assentado à destra da majestade nas alturas" (em posição de honra), para cumprir a profecia do Salmo 138:2, que mostra que Deus engrandeceu Sua Palavra acima do Seu próprio nome.

    ResponderExcluir
  6. Sobre o fato da Palavra de Deus ter se esvaziado da Sua glória e ter se tornado homem, alguém poderia dizer: "mas a Bíblia diz que Jesus era o verdadeiro Deus e a vida eterna" (1 Jo 5:20).
    Quem disse que isso não é verdade? Ocorre que a Palavra de Deus se fez carne (Jo 1:14), mas não deixou de ser a verdadeira e eterna Palavra de Deus (Ap 19:13).
    Assim sendo, Jesus Cristo é a Palavra de Deus vazia de seus atributos imanentes (Fp 2:7); todavia, mesmo vazia, Ela continuou sendo a ETERNA Palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  7. Deus tem poder para fazer o que bem entender (é onipotente) e não está limitado à visão linear do homem, podendo estar em mais de um lugar ao mesmo tempo (onipresença).
    Imaginemos, no juízo final, o gostinho que o diabo teria de acusar o Senhor Deus de nunca ter estado entre nós e de não ter sofrido o que as criaturas sofreram?!
    Mas, ao se fazer homem (completamente) e vencer o pecado na carne, Deus passou a ter toda a autoridade para julgar e condenar quem quer que seja, uma vez que, em Cristo, Ele tornou-se menor do que os próprios anjos.
    Mas, como Deus poderia ter estado em dois lugares ao mesmo tempo (Jo 3:13) e formar duas pessoas distintas? Da mesma forma que uma virgem pôde ter dado à luz um filho sem conhecer varão, ou seja, um MILAGRE!!!

    ResponderExcluir
  8. Para auxiliar o raciocínio, gostaria de contar uma parábola:
    "Não há sentido em dizer que um sujeito extremamente rico abriu mão da sua riqueza, caso ele não tenha assinado um documento, transferindo, de fato, toda a sua riqueza para outrem ou doando seus bens. Somente assim, essa pessoa poderia dizer que verdadeiramente se tornou pobre. Se tal pessoa apenas disse que abriu mão da sua riqueza, mas não foi ao cartório e não transferiu todos os seus bens para outrem, ela, de fato, não se tornou pobre, mas apenas fez de conta que abriu mão da sua riqueza, continuando a ser o dono dos bens (uma baita hipocrisia)".
    Assim sendo, se a Palavra de Deus não se despojou dos seus atributos imanentes (onipresença, onisciência e onipotência) para que pudesse condenar o pecado na carne, através da sua morte, Ela jamais teria sido um ser humano à semelhança dos demais e seu sacrifício não seria perfeito (sendo, portanto, inválido).
    Alguns teólogos, para sustentar o insustentável, sugerem que Deus acrescentou a natureza humana à divina, ora agindo como Deus e ora como homem. Mas, se assim fosse, Deus não teria se esvaziado (Fp 2:7), mas, ACRESCENTADO algo ao Seu ser.
    De forma que não haveria sinceridade nas seguintes palavras de Paulo: “Pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que, pela sua pobreza, vos tornásseis ricos” (2 Co 8.9). Que pobreza haveria, se Deus tivesse somado algo ao Seu ser e nao se esvaziado (como afirma a Biblia)?
    Se isso não for assim, como entender, então, o fato d´Ele ter sido feito menor do que os anjos (Hb 2:7), e, EM TUDO, ter sido semelhante aos homens (Hb 2:17)? Seria Ele, então, um Deus menor? Seria Ele uma espécie de deus-humano?
    Claro que não! Ele era um ser humano perfeito, como o primeiro Adão, com todos os atributos morais de Deus (perfeitamente homem).
    Por isso, podemos entender que, de uma maneira real e concreta, em Cristo, o infinito Deus tornou-se finito, o eterno Deus tornou-se mortal, o onipotente Deus limitou-se ao poder humano, o onipresente Deus limitou-se a ser apenas presente, o onisciente Deus limitou-se a ser apenas ciente, o imutável Deus tornou-se mutável, o Senhor de todas as coisas tornou-se servo, o invisível Deus tornou-se visível, Aquele que não pode ser tentado pelo mal deixou-se tentar e Aquele que é três vezes santo fez-se maldição na cruz.

    ResponderExcluir
  9. Os trinitarianos dizem que ELOHIM refere-se à pluralidade de pessoas de um só Deus, mas eles se esquecem de que a própria palavra ELOHIM quer dizer "deuses" e não "pessoas de um único deus".
    Portanto, acreditar nessa falácia (três pessoas distintas de um só Deus) é contrariar o que diz o próprio termo usado na Bíblia, o qual, como disse, significa "deuses".
    Os que dão crédito a essa heresia, na verdade, estão a adorar uma pluralidade de "deuses" e não o único e soberano Deus de Israel.
    Outrossim, dizer que a expressão "façamos" significa "Deus falando com Jesus" é, no mínimo, algo completamente esdrúxulo, pois, se Jesus é a Palavra de Deus (Ap 19:13), como
    Deus poderia falar com a Sua própria Palavra?
    Quando Deus abre a boca e fala, Sua fala já é a Sua Palavra. Por isso, FALAR COM A FALA é um verdadeiro absurdo.
    Vejo muitos teólogos apoiarem-se em homens hereges, que, arrogando para si autoridade apostólica, criaram uma doutrina esdrúxula (chamada trindade), os quais são conhecidos como "pais da igreja".
    Tais autoridades religiosas eram tão guiadas por Deus que, noutro tempo, vieram a matar milhares de pessoas exatamente por não crerem nas baboseiras que diziam ser a mais pura verdade.
    Um debatedor, uma certa feita, disse que o Filho de Deus havia sido gerado NO CÉU, o que representa uma verdadeira aberração, pois a Palavra de Deus (que se fez carne) é eterna (e geradora) e não poderia ter sido gerada em tempo algum.
    O que ocorre é que a maioria das pessoas se esquece de que, segundo Ap 19:13, Jesus Cristo é a PALAVRA DE DEUS, ou o VERBO ETERNO (que se fez carne), conforme Jo1:1,14.
    Com quem teria falado o onipotente Deus, quando disse FAÇAMOS o homem à nossa imagem e semelhança?
    Com os mesmos seres com quem Ele conversou em Gn 11:7, ou seja, com os ANJOS: " Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro...Por isso se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu Deus a língua de toda a terra, e dali os espalhou Deus sobre toda a face de toda a terra".
    A Bíblia nos mostra que Deus sempre usou tais seres celestiais para realizar Suas obras, os quais possuem a semelhança de Deus, segundo o Livro de Números: "Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas; pois ele vê a semelhança do Senhor; por que, pois, não tivestes temor de falar contra o meu servo, contra Moisés?" (Números 12:8).
    No Novo Testamento, o escritor bíblico comprova que, embora seja usado o nome de Deus nas diversas passagens do VT, os anjos é que estavam envolvidos nos acontecimentos narrados:
    (1) "E, completados quarenta anos, apareceu-lhe o anjo do Senhor no deserto do monte Sinai, numa chama de fogo no meio de uma sarça" (Atos 7:30).
    (2) Vós que recebestes a Lei por ordenação dos anjos e não a guardastes (At 7:53).
    Em determinada passagem, vemos Deus acatando um conselho de um ANJO, como prova de que tais seres possuem participação ativa em todo esse processo:
    "E disse o SENHOR: Quem induzirá Acabe, para que suba, e caia em Ramote de Gileade? E um dizia desta maneira e outro de outra. Então saiu um espírito, e se apresentou diante do SENHOR, e disse: Eu o induzirei. E o SENHOR lhe disse: Com quê? E disse ele: Eu sairei, e serei um espírito de mentira na boca de todos os seus profetas. E ele disse: Tu o induzirás, e ainda prevalecerás; sai e faze assim" (1 Re 22:20-22).

    ResponderExcluir
  10. Finalizo, deixando algumas considerações para nossa reflexão.
    Aqueles que afirmam que a Palavra de Deus se fez carne e conservou a natureza divina em todos os aspectos (onipresença, onipotência e onisciência) são obrigados a crer que ora Jesus agia como Deus e ora agia como homem.
    Ocorre que, os que pensam assim, terminam por sugerir que Jesus teria participado de uma espécie de "faz de conta", podendo escolher a hora que Ele seria um e a hora que Ele seria outro (como num teatro, quando o mesmo ator faz papeis diferentes). Deus teria sido, então, o autor da peça, que ficou assistindo tudo de camarote.
    Se assim fosse, teríamos sérios problemas para explicar uma série de passagens bíblicas, suscitando algumas questões importantes:
    (1) Será que Jesus teria sofrido as tentação como Deus ou como homem?
    (2) Ao vencer as tentações, Ele teria vencido como Deus ou como homem? Ou será que só venceu porque era Deus e Sua vitória não teria sido tão brilhante assim?
    (3) Se, de fato, Ele manteve a onipotência, onipresente e onisciente, que necessidade haveria d'Ele ter sido ungido pelo Espírito Santo? Será que essa unção foi apenas pra fazer de conta?
    Não parece esquisita a ideia de Deus ungir Deus?
    (4) Pra quem eram as orações que Jesus fazia, se todo o poder estava n'Ele? Seria outro capítulo do "faz de conta"?
    (5) Será que Ele teria jejuado como Deus ou como homem? Se Ele jejuou como Deus, estão Ele perdeu pra Moisés e Elias que jejuaram como homens.
    (6) Será que se Jesus fosse uma pessoa distinta do Pai, no final das contas, Ele não mereceria maior glória do que o próprio Pai, uma vez que Ele veio morrer pelos pecadores, enquanto o Pai teria permanecido no Céu, "belo e formoso", assentado sobre o trono?
    (7) Se Jesus conservava todos os atributos divinos, Ele só podia ser um deus-menor, pois Ele próprio afirmou que o Pai era maior do que Ele. Como resolver essa questão? Será que os TJ estariam certos?
    Poderiam ser formuladas muito mais perguntas que poriam os triteístas em confusão, mas, possivelmente, essas já são suficientes para uma boa reflexão.
    Creio ser salutar nós todos pormos em xeque a doutrina da trindade, que vem sendo massificada em nossas mentes há séculos pela idolatria romana.
    Eu prefiro ficar com as passagens que dizem que Deus teve poder suficiente pra:
    (1) se fazer homem, no ventre de uma mulher (Jo 1:14),
    (2) esvaziar-se da Sua glória (Fl 2:7),
    (3) ser, EM TUDO, semelhante aos homens (Hb 2:17),
    (4) estar assentado no trono e, ao mesmo tempo, em Cristo, reconciliando consigo o mundo (Jo 3:13 e 1 Jo 5:19),
    (5) vencer, de fato, como homem, as tentações, o inferno e a morte (Ap 3:21),
    (6) ser merecedor de toda a honra, toda a glória e todo o louvor, por ter morrido por mim!!!

    ResponderExcluir
  11. Obrigada por me tirar tantas dúvidas que Deus o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo o abençoe

    ResponderExcluir
  12. Eu sempre acreditei que Se Jesus é Deus,Ele é o ùnico Deus tanto no Antigo como no Novo Testamento.

    ResponderExcluir
  13. Primeira pergunta: Se o tal Jesus era Deus encarnado, como me explicam o fato de ele ter seguido a Lei? Ora, como eu Disse: A Lei (Guevurah), esta é uma Emanação e um Atributo Eterno de Luz Do Ser Eterno. Porém, isto No Mundo Superior, no Mundo Espiritual. Porém, já no Mundo Inferior, o qual é o último dos 4 Mundos da Emanação Do Eterno Criador, Esta Luz chega de forma reduzida, Revelando um aspecto diferente na matéria imperfeita. Assim que, no Primeiro Mundo (Mundo Espiritual), Esta Luz É Plena, Perfeita, em Sua Essência mais Pura, existindo como as 1o Sephiroth de Emanação Do Criador, que são as forças dos Seus Atributos que sustentam e dão forma a estes mundos, Criando toda a realidade nos mundos e dando sentido a eles. Ademas, no último Mundo (Mundo Material) esta Luz vem sendo filtrada, desde o Mundo de Adam Kadmom - Atziluth (Mundo Espiritual), passando pelo segundo (Briah), passando pelo terceiro (Yetziráh) e chegando até o nosso mundo material (Assiáh), chegando até nós com uma tolerância menor, já que a matéria imperfeita não suporta aquilo que é perfeita em si mesma. Nesse caso, quando passam por esses mundos ou filtras da Sua Luz, se Revelam de formas distintas. Por exemplo: Chessed ou Misericórdia, no mundo de Atziluth (Mundo Espiritual) se Revela em ligação com o sentido de Guevuráh (Julgamento), Restringindo-Se a Si Mesmo e A Sua Luz Infinita, a qual preenchia toda a realidade, todo espaço, toda a eternidade, impedindo que qualquer coisa pudesse existir diante Do Seu Brilho. Então, a Misericórdia se Revela no Mundo Espiritual de forma diferente, Se Restringindo e Se Diminuindo, para que o universo pudesse vir a existir. Por isso está Escrito: O UNIVERSO EXISTE POR CAUSA DO SEU CRIADOR; MAS A TERRA PERMANECE PELA VIRTUDE DE HOMENS SÁBIOS. Assim, não é que O Eterno Apenas Houvesse Pensado e Desejado Criar um Universo; mas sim que Ele restringiu e diminuiu a Sua Luz para que isso pudesse vir a acontecer. E, se apenas isto não bastasse para Revelar Chessed no Mundo Espiritual e Sua Necessidade De Emanação, ainda conhecemos que Esta Misericórdia acalma Sua Sephiroth de Guevurah ou Julgamento, uma vez que, Sendo Este Criador Onisciente, Este Viu Desde o Principio toda a destruição, morte, violência, falsidade, brigas, ganancia, traição e tudo o que de ruim afetaria o homem e o universo que Criou com tanto Amor. E, no momento em que Viu Tudo isto, do início ao fim, sem tirar nem por nenhum episodio da vida humana na terra, Guevurah se agita para o lado Negro ou mal das Energias e Atributos Divinos, mudando seu aspecto de Amor para Ira. Porém, A Emanação de Chessed acalma Guevuráh, que permite então a existência do Ser humano e de toda maldade e imperfeição causada a Sua Bela Criação por um tempo determinado. Por isso está Escrito: VIRÁ O DIA EM QUE YHWH DESTRUIRÁ AQUELES QUE DESTROEM A TERRA. Assim, me digam: Se ambas os atributos (Lei e Misericórdia) fazem parte do Ser Do Mesmo Criador, como uma repele a outra?

    ResponderExcluir
  14. Efésios: 4.6 diz: UM SÓ DEUS E PAI DE TODOS, O QUAL É SOBRE TODOS (PAI) E POR TODOS (FILHO) E EM TODOS (ES.SANTO) TRES MANIFESTAÇOES DE UM UNICO DEUS.

    ResponderExcluir
  15. Gostei muiiito deste estudo. Abriu a minha mente veio na hora certa pra mim. Deus abençoe.

    ResponderExcluir